O presente capítulo na série de artigos relacionados a “Forense Digital aliada no combate as Fake News e Desinformação no Contexto Eleitoral“, se concentrará em como explorar uma das mais antigas rede social ainda em operação, o Youtube, visto que apresenta-se consolidado como uma plataforma utilizada em atividades políticas, criando um canal para interação entre políticos e eleitores. Além disto, o Youtube se constitui como importante meio para o ganho de popularidade com fins eleitorais.

Youtube

O YouTube foi o primeiro site de compartilhamento de vídeos em grande escala na Web e está disponível em mais de 100 países, 80 idiomas, com mais de 2 bilhões de usuários, segundo dados do próprio YouTube. O serviço foi criado por três ex-funcionários do PayPal – Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim – em fevereiro de 2005. A Google comprou o site em novembro de 2006 por US$ 1,65 bilhão; desde então o YouTube funciona como uma das subsidiárias da Google. E é considerado o segundo maior buscador da internet.

O YouTube é o segundo maior mecanismo de busca do mundo, por meio da sua busca interna, perdendo apenas para o Google, a quem pertence e o segundo site mais visitado, ficando atrás apenas do Google segundo dados de 2021.

Youtube em números:

  • Principal rede social de vídeos online com mais de 2,3 bilhões de usuários ativos;
  • Mais de 1 bilhão de horas de vídeos são assistidas diariamente e supera o volume de NetFlix e Facebook somados;
  • Em termos globais, 79% dos usuários de Internet revelaram ter uma conta no YouTube;
  • Mais de 720.000 horas de vídeo são enviadas para a plataforma diariamente.

Youtube como espaço de campanha eleitoral

O marketing político no YouTube tem um forte impacto, tanto no momento de uma campanha eleitoral quanto durante o exercício do mandato. No decorrer das campanhas eleitorais, na maioria das vezes, o uso da ferramenta é empregado como forma de agressão ao candidato adversário, o que pode ser objeto de Requisição de Resposta ou de remoção do conteúdo por parte do candidato que seja vítima do conteúdo irregular.

O Youtube consiste em um poderoso canal de informação, e por isso mesmo o marketing eleitoral no YouTube vem ganhando cada vez mais importância nas campanhas. Os eleitores passaram a buscar informações, conteúdos que lhe respondam dúvidas, onde possam interagir, como no caso das lives, utilizando o canal como fonte de referência para sua decisões.

Protocolo de Investigação

O modelo de investigação digital apresentado neste artigo, baseou-se na metodologia OSINT (Open Source Intelligence), que envolve o processo de coleta, análise e uso de dados de fontes públicas para propósitos inteligentes.

No decorrer deste artigo, serão ilustradas apenas técnicas introdutórias sobre as etapas iniciais do processo investigação, diferentemente das redes sociais tradicionais, enquanto o objeto de investigação é coletado diretamente do perfil de determinado usuário, no Youtube o material é coletado no “Canal” do usuário desponsável pela publicação do vídeo. Neste sentido, no decorrer deste capítulo fora utilizado canal do ator Americano Terry Crews (https://www.youtube.com/c/terrycrewsfans).

Coleta de Dados sobre Perfil investigado

Igualmente aos procedimentos realizados nas redes sociais anteriormente citadas, a partir da apresentação do canal ou vídeo a ser investigado, deve-se reconhecer o “ID” sobre o Canal responsável pelo conteúdo irregular. Cada canal possui um identificador único no Youtube, que por sua vez deve ser apresentado junto com o Canal investigado.

Atualmente, existem várias ferramentas web para se identificar o “Youtube ID” sobre qualquer Canal no Youtube, onde, aqui, será ilustrada a ferramenta “Find any YouTube Channel ID“, disponível na URL https://commentpicker.com/youtube-channel-id.php.

O “Find any YouTube Channel ID, é uma ferramenta online que possibilita encontrar rapidamente um ID de canal e informações relacionadas ao canal, como proprietário do canal, data de início do canal, porém soba  sua versão paga, a ferramenta fornece a contagem de assinantes, total de visualizações e total de vídeos de qualquer Canal do YouTube.

Extraindo um vídeo no Youtube

Capturar e preservar o conteúdo da mídia é uma parte essencial da maioria das investigações OSINT. Objetivando exemplificar a apresentação de dados relevantes sobre coleta da evidência digital, fora utilizada como amostra um vídeo publicada no Canal adotado como modelo neste artigo. https://www.youtube.com/watch?v=19FSff34AnY

Existem várias ferramentas disponíveis para executarmos na coleta de um vídeo postado no Youtube, nesta amostra trabalharemos com o Dataxploit YouTube-dl. O YouTube-dl é um programa de linha de comando capaz de capturar vídeos rapidamente de uma variedade de redes sociais, incluindo YouTube, Facebook, Twitter, LiveLeak e muitos outros, seu acesso pode ser realizado através da URL https://github.com/ytdl-org/youtube-dl.

Após instalado o Dataxploit YouTube-dl, para executar o download da evidência digital, por meio de linha de comando, precisaremos apenas informar a URL da evidência digital (https://www.youtube.com/watch?v=19FSff34AnY).

Neste exemplo fora executado o comando adicionando a string “–write-info-json”, visto que este parâmetro indica a captura dos metadados do vídeo em um arquivo “.json”.

Examinando o arquivo JSON, foram identificados alguns metadados relevantes sobre a evidência digital:

upload_date: 20210708

uploader: Terry Crews

uploader_id: terrycrewsfans

uploader_url: http://www.youtube.com/user/terrycrewsfans

channel_id: UC3jtjb_RqhJQ6ofHp8_LDPQ

channel_url: https://www.youtube.com/channel/UC3jtjb_RqhJQ6ofHp8_LDPQ

duration: 78

view_count: 28713

average_rating: 4.8609538

age_limit: 0

webpage_url: https://www.youtube.com/watch?v=19FSff34AnY

categories: [“People & Blogs”]

is_live: null

like_count: 1194

dislike_coun: 43

channel: Terry Crews

track: My Heart Will Go On (Love Theme from Titanic)

artist: Céline Dion

creator: Céline Dion

alt_title: My Heart Will Go On (Love Theme from Titanic)

extractor: youtube

webpage_url_basename: watch

extractor_key: Youtube

playlist: null

playlist_index: null

thumbnail: https://i.ytimg.com/vi_webp/19FSff34AnY/maxresdefault.webp

display_id: 19FSff34AnY

fulltitle: THE CREWS CRUISE! | Lil’ Terry

filename: THE CREWS CRUISE! _ Lil’ Terry-19FSff34AnY.webm

Adicionalmente, através do arquivo JSON, foram identificadas as URL sobre a reprodução do vídeo fora da extrutura do Youtube, e posterior coleta do arquivo em vídeo. Conforme padrão do Youtube, quando na reprodução de vídeos em sua plataforma, podemos selecionar a resolução de reprodução desejada, no arquivo JSON foram listadas separadamente as URL referente à todas as resoluções disponíveis no Youtube. Abaixo, segue os metadados que listam o vídeo em resolução 1440p

Conclusão

Considerando que o Youtube se difunde como uma importante ferramenta do marketing político e eleitoral, e neste sentido é visto como um campo fértil para a disseminação de fake news. Esse artigo apresentou na prática, o básico sobre os principais pontos de investigação no Youtube na disseminação da fake news no contexto eleitoral. Em continuidade a esta série de artigos, no próximo capítulo será abordada outra importante ferramenta do marketing político e eleitoral, o Whatsapp.

Referências

Hostmidia.com.br. As 10 Redes Sociais mais usadas no Brasil em 2021. Disponível em <https://www.hostmidia.com.br/blog/redes-sociais-mais-usadas>. Acesso em Nov 2021.

Gerenciamentopolitico.com.br. Marketing político no youtube entenda como funciona. Disponível em <https://gerenciamentopolitico.com.br/2017/09/04/marketing-politico-no-youtube-entenda-como-funciona>. Acesso em Nov 2021.

Eleitoronline.com.br. Marketing Político no YouTube. Disponível em <https://www.eleitoronline.com.br/marketing-politico-no-youtube>. Acesso em Nov 2021.


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