Exame em Prosopográfico ou também conhecido como Exame de Comparação Facial Forense, é o que descreve as feições do rosto, e possui por finalidade de embasar a atribuição de compatibilidade ou incompatibilidade antropométrica e fisionômica entre a imagem de um indivíduo cuja identificação é desconhecida ou questionável, em relação à imagem de outro, cuja identidade é conhecida.

Trata-se de uma metodologia objetiva visando a identificação de indivíduos a partir da comparação dos elementos constitutivos da face apresentados em imagens (fotos). Com isso, objetiva-se estabelecer se as faces das imagens poderiam pertencer a uma mesma pessoa ou não, auxiliando na investigação policial, caracterizando o tipo do elemento procurado, reduzindo o universo de suspeitos. Em muitos casos, é o passo inicial para a elucidação de um crime.

Neste tipo de exame, destina-se a comparar as medidas e proporções antropométricas quanto às imagens de referência confrontando-as às imagens questionadas, com a finalidade de que quando reunidas as quatro etapas do Exame Prosopográfico possa-se afirmar ou negativar indícios de similaridade entre os indivíduos.

Exame Prosopográfico

A análise facial por comparação de imagens, via de regra, utiliza-se de (04) quatro metodologias distintas:

•          Análise Holística: A visão holística possui por definição observar ou analisar algo ou alguma área de forma global, ou seja, como um todo e não de maneira fragmentada. Durante esta etapa do exame, serão abordados aspectos gerais no que tange a comparação de indivíduos por imagem, por meio de uma metodologia perceptivo-visual, objetivando identificar proporções faciais, simetria direita/esquerda, bem como a simetria dos terços faciais.

•          Análise Antropométrica: O exame Antropometrico é baseado no Protocolo MBGR (REV CEFAC 2009 11(2)237-55), trata-se de um Protocolo específico e detalhado da área de Motricidade Orofacial com escores, apresentando-se como uma técnica mais eficaz quando as imagens são de má qualidade ou de diferentes pontos de vista. Antropometria é a ciência que estuda as medidas de tamanho, proporções do corpo humano fornecendo dados objetivos de avaliação, e por meio da morfologia craniofacial, coleta-se medidas da cabeça e face. Preconiza a análise quantitativa das dimensões do corpo e oferece inúmeras vantagens na avaliação da morfologia do complexo craniofacial por ser simples, não invasiva, sem risco para o sujeito e com baixo custo.

•          Comparação Morfológica  Inserido neste contexto, o objetivo deste exame é classificar, descrever e ilustrar os detalhes faciais (rosto, cabelo, testa, sobrancelhas olhos, nariz, boca e queixo) de forma a categorizar e colaborar com a individualização das figuras, visando a realização da comparação facial.

•          Análise de Sobreposição de Imagens Nesta etapa do processo de análise, as imagens objetos de exame são sobrepostas entre sim, com o objetivo de montar um quadro ilustrativo, visando defrontar as estruturas faciais questionada e padrão. A identificação faz-se pela análise visual de dados, por onde, com o auxílio do software específico, após realizado o alinhamento entre os rostos questionado e padrão, na imagem sobreposta aplica-se diferentes níveis de opacidade (transparência), objetivando identificar pontos de compatibilidade ou incompatibilidade facial.

Os exames de reconhecimento facial são desenvolvidos visando identificar e mapear pontos estratégicos na face, como a distância entre os olhos, o tamanho do nariz, sobrancelha, a linha do queixo, entre outros. Assim sendo, a partir do resultado obtido, será processada a análise comparativa entre as imagens de referência frente com a imagem questionada, bem como, objetivando identificar características individuais de cada pessoa, desde que obedecidos alguns pré-requisitos como, iluminação uniforme, bom contraste, nitidez, expressão neutra e face frontal, características estas não presentes em todos os arquivos de imagem disponibilizados.

Referências

OliveiraPerito. Prosopografia Forense. Disponível em <https://oliveiraperito.com.br/prosopografia-forense>. Acesso em 09 Dez 2020.

Curso de Propospografia Forense, ministrado pela Fga. Dra. Maria Inês Rehder

AZEVEDO, Joyce. Manual de Identificação Humana. 2ª edição. Goiania – GO: Editora Espaço Acadêmico, 2019.

Institutodeidentificacao.pr.gov.br. PCPR com mais uma ferramenta na identificação humana, Exame de Comparação Facial Forense. Disponível em: <http://www.institutodeidentificacao.pr.gov.br/2019/11/2429/PCPR-com-mais-uma-ferramenta-na-identificacao-humana-Exame-de-Comparacao-Facial-Forense.html>. Acesso em: ago/2020.


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Contate-nos via Whatsapp
Scan the code