OSINT (sigla para Open source intelligence ou Inteligência de Fontes Abertas) é o termo usado, para descrever Investigação e Inteligência Digital, no sentido de coleta de informações.

Resumidamente, OSINT é a inteligência gerada a partir da coleta, exploração e disseminação da informação pública. Quando o conhecimento é produzido através de dados e informações disponíveis e acessíveis a qualquer pessoa na internet, sem violar quaisquer leis de direitos autorais ou privacidade.

Atividades de Investigação e Inteligência Digital em Segurança Pública e Investigação Policial, têm potencializado seus esforços na utilização de fontes abertas na produção de conhecimento. Vários são os casos bem-sucedidos de prisão, localização de foragidos, identificação de testemunhas e produção de provas com informação disponíveis livremente na web. (FONTE: Academia de Forense Digital)

Aplicabilidade

Sob esta definição, uma ampla gama de fontes pode ser utilizada na produção de conhecimento e/ou provas. Por exemplo, informações publicadas em sites de redes sociais, fóruns de discussão, chats em grupo, basicamente qualquer informação que possa ser encontrada. Porém, a maioria dos recursos OSINT não pode ser encontrada usando mecanismos de buscas comuns, como o Google, pois muitos deles estão “escondidos” na deepweb e na darkweb, e representam 96% do conteúdo da web.

A internet é a principal fonte de recursos, onde as evidências são encontradas, e inclui blogs, sites e plataformas de mídia social, arquivos digitais (fotos, vídeos, som) e seus metadados, pegada de sites, webcams, deepweb e darknet, sites de vazamento de dados, endereços IP, entre outros.
Canais de mídia tradicionais, como TV, rádio, jornais e revistas.
Documentos corporativos, como perfis de empresas, processos de conferências, notícias, currículos e perfis.
Informações geo-espaciais, como mapas, imagens de satélite, informações de geo-localização e rastreamento de transportes (aéreo, marítimo, ferroviário).

Em suma, as técnicas de OSINT podem ser usadas para coletar diferentes tipos de informações sobre qualquer entidade (seja uma empresa ou indivíduo) online para apoiar nossa investigação forense digital. Neste artigo, tentei apresentar cenários práticos sobre como podemos explorar fontes de dados públicas por meio do uso de diferentes técnicas OSINT para obter inteligência útil sobre nossos alvos.

Entre em contato e solicite o seu orçamento
Whatsapp/Telegram: (51)995982006
E-mail para: vinicius.oliveira@oliveiraperito.com.br


Vinícius Machado de Oliveira, Habilitado para atuar como Auxiliar da Justiça (Perito e/ou Assistente Técnico) nos Tribunais de Justiça dos Estados: AM, BA, ES, GO, MA, MG, MT, MS, PB, PE, PR, PI, RS, RO, RR, SC, SP e no DF.